Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

O que é a Radiologia Intervencionista?

 A Radiologia Intervencionista é uma subespecialidade médica, criada na década de 60, que se consolidou nos grandes centros médicos do Brasil nos últimos anos devido ao avanço da tecnologia. Esta especialidade médica utiliza os equipamentos da Radiologia (por exemplo: aparelho de ultrassom, tomografia computadorizada e hemodinâmica) para guiar os procedimentos cirúrgicos diagnósticos ou terapêuticos de diversas doenças.

O procedimento cirúrgico guiado por imagem fornece segurança e efetividade, permitindo procedimentos menos invasivos, sem a necessidade de cortes na pele e em outros tecidos, sendo pouco dolorosos, realizados na maioria das vezes somente com anestesia local, sem a necessidade de anestesia geral, que resultam em uma redução no tempo de internação e recuperação mais rápida do paciente.

O médico Radiologista Intervencionista conduz instrumentos como agulhas e cateteres guiados por imagem para acessar órgãos superficiais como a tireoide, mama e linfonodos, ou órgãos profundos como o cérebro, pulmão, fígado e rins, onde será realizado o procedimento cirúrgico. É a tecnologia de ponta, sendo utilizada a favor do paciente.

Quais são as situações de saúde e tratamentos disponíveis?

Nódulo na tireoide, mama, linfonodo, pulmão, fígado, rim e próstata podem ser realizadas as punções ou biópsias.

Tumores no fígado ou via biliar, podem ser tratados com ablação, embolização ou drenagem.

Miomas uterinos podem ser tratados com a embolização.

Hiperplasia prostática podem ser tratados com a embolização.

FONTE:G1GLOBO