Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

Saiba por que você deve dar atenção à dor no joelho pós-Carnaval

 Depois de quatro dias de folia de Carnaval, é mais do que comum sentir o corpo exausto. Mas é importante estar atento para conseguir distinguir o cansaço de uma lesão com potencial para se agravar.

O ortopedista Luiz Felipe Carvalho, especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa, alerta que dores persistentes e inchaço nos joelhos podem ser sintomas de uma lesão grave.
“As atividades repetitivas da vida diária, como subir e descer escadas, andar muito ou agachar-se podem desencadear dor e inchaço, sem causa maior aparente. E no Carnaval, quando se unem todas essas atividades, pode realmente acontecer uma sobrecarga”, explica o ortopedista.

Segundo Carvalho, o joelho é a articulação do corpo que mais trabalha próxima aos seus limites fisiológicos. As longas horas em pé, andando atrás de blocos de rua, subindo e descendo ladeiras, podem causar sobrecarga nos joelhos, especialmente das pessoas que não possuem condicionamento físico ou estão com sobrepeso.

A sobrecarga pode lesionar diferentes estruturas do joelho. Os sintomas variam de acordo com a idade, sexo e intensidade do impacto. As principais lesões de sobrecarga do joelho são as tendinites, bursites, síndrome de Osgood-Schlatter e inovite difusa. Entenda a diferença entre elas:
Tendinite
A tendinite é a inflamação ou irritação de um tendão do tendão patelar – que liga a patela ao osso da tíbia – ou dos tendões flexores do joelho, os isquiotibiais, na parte posterior da coxa.

É comumente tratada com repouso e aplicação de gelo, mas algumas pessoas podem ter indicação para fazer algumas sessões de fisioterapia para fortalecer os músculos do joelho, aliviar a dor e melhorar a movimentação.
Bursites
A bursite pré-patelar é uma inflamação que ocorre na parte da frente do joelho. Ela causa dor, inchaço e vermelhidão na pele logo acima da patela ou na tíbia, na inserção dos tendões flexores do joelho, conhecidos como isquiotibiais.

O tratamento da bursite no joelho consiste em ficar de repouso, fazer uso de anti-inflamatórios indicados pelo ortopedista, além de realização de fisioterapia.

Síndrome de Osgood-Schlatter
Esta é a causa de dor mais comum em joelho de adolescentes. Também conhecida como síndrome da tração do tubérculo tibial apofisárias ou apofisite da tuberosidade tibial anterior, ela é uma irritação da cartilagem de crescimento pela tração excessiva do tendão patelar.

O tratamento para a síndrome de Osgood-Schlatter consiste em sessões de fisioterapia para promover o fortalecimento muscular prejudicado pelo problema. Além disso, o uso de anti-inflamatórios e infiltrações locais pode ser realizado.

Sinovite difusa
Embora a doença possa aparecer em qualquer articulação, o joelho é o local afetado com mais frequência. A inflamação aguda da membrana que reveste o joelho acarreta na produção do líquido sinovial, causando muita dor. O problema é popularmente conhecido como água no joelho.

O tratamento da sinovite é feito com medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou fisioterapia. A cirurgia pode ser indicada para corrigir os casos mais sérios.
FONTE:METROPOLES