Atualmente é fácil cair na armadilha de pensar que a medicina desenvolvida em laboratórios e departamentos de pesquisa em todo o mundo pode curar a maioria, senão todos os males.
Claro que isso não é verdade.
O papel da dieta e da boa nutrição na saúde geral tem sido muitas vezes deixado de lado por causa de uma abordagem medicalizada e muitos de nós hoje consumimos muitos alimentos processados ricos em açúcar e sal.
No entanto, desde a época de Hipócrates, a comida era vista como a base para uma boa saúde e o foco em produtos frescos e os ingredientes certos pode fazer uma grande diferença.
Infelizmente, entre em qualquer supermercado no mundo ocidental hoje e a grande maioria dos produtos é processada ou rica em aditivos. Até o final de 2018, de acordo com um estudo, 57% da ingestão calórica dos americanos era consumida na forma de alimentos processados (1).
Alimentação E Nutrição
Não há dúvida de que as pessoas que levam um estilo de vida saudável e mantêm uma dieta saudável tendem a se sair melhor quando se trata do risco de desenvolver doenças graves.
Recentemente uma equipe de pesquisadores da Universidade de Utrecht analisou 200 estudos separados e descobriu que muitos nutrientes têm efeitos comparáveis a alguns produtos farmacêuticos modernos, por exemplo (2).
Além disso, foi analisado como os nutrientes dos alimentos podem ser absorvidos pelo corpo e se ligam às células que ajudam a combater a inflamação ou prevenir reações alérgicas.
O combate à inflamação precisa ser constante, afinal de contas, a inflamação desempenha um papel fundamental em muitas doenças que mudam a vida, incluindo doenças cardíacas, câncer e Alzheimer. Por isso, encontrar uma solução natural para esse problema cada vez mais moderno é fundamental.
Uma boa nutrição já é aconselhada quando alguém é diagnosticado com diabetes tipo 2.
Um dos principais focos da boa nutrição deve ser ajudar a prevenir doenças graves em primeiro lugar.
Para se ter ideia, mudança para uma dieta que prioriza frutas e vegetais, legumes e nozes e reduzia as carnes processadas e evita bebidas açucaradas trazia benefícios substanciais à saúde a longo prazo.
Por Que Uma Boa Alimentação É O Melhor Remédio
O objetivo desse artigo não é crucificar a indústria farmacêutica, até porque os produtos farmacêuticos fazem um trabalho incrível ao ajudar a combater algumas das doenças mais graves dos tempos modernos, mas tendem a apresentar uma série de efeitos colaterais diferentes.
O problema é que a medicação é frequentemente prescrita para problemas de saúde menos imediatos, como colesterol alto, onde as mudanças no estilo de vida provavelmente serão mais eficazes.
Na prática existem coisas simples que as pessoas podem fazer para melhorar sua saúde através da nutrição e, ao mesmo tempo, reduzir o risco de doenças graves:
Muitas pessoas não recebem fibra suficiente. Mudar para uma dieta mais rica em fibras, incluindo mais frutas e vegetais na dieta, por exemplo, alimenta nosso microbioma intestinal e melhora a digestão.
Reduzir os alimentos processados, idealmente eliminá-los por completo, especialmente aqueles que contêm xarope de milho, pode fazer uma grande diferença para a saúde a longo prazo. Esses alimentos tendem a ter todos os nutrientes vitais retirados deles durante o processo de produção e também muitas vezes têm aditivos que podem ser prejudiciais à saúde.
A redução da ingestão de sal e açúcar, presentes em quantidades significativas em doces e alimentos industrializados, também pode fazer a diferença na saúde do indivíduo.
Alimentos saudáveis que as pessoas podem facilmente incluir em sua dieta são nozes, legumes, grãos integrais e frutas e legumes.
FONTE: Doutor Juliano Pimentel