Com toda a poluição ambiental, produtos tóxicos para o cuidado do corpo e alimentos processados, a maioria das pessoas precisa desesperadamente de uma desintoxicação séria.
Uma limpeza do fígado é uma ótima maneira de fazer isso.
O fígado é um dos órgãos mais difíceis do corpo. Ele trabalha incansavelmente para desintoxicar o sangue; produz a bile necessária para digerir gordura, quebrar hormônios e armazenar vitaminas, minerais e ferro essenciais.
E quando o fígado não está funcionando bem, não é possível digerir nossos alimentos adequadamente, especialmente gorduras.
Sendo assim, nesse artigo apresentarei os alimentos para desintoxicar o fígado e garantir o bom funcionamento.
Não deixe de ler e compartilhar!
Desintoxicar O Fígado
Algumas das funções essenciais do fígado incluem: (1)
– Processamento dos nutrientes absorvidos pelos intestinos, para que sejam absorvidos de forma mais eficiente.
– Regulamento da composição do sangue para equilibrar proteínas, gorduras e açúcares.
– Destruição de velhos glóbulos vermelhos
– Produção de produtos químicos essenciais para ajudar o coágulo de sangue.
– Derrubamento e metabolização do álcool e medicamentos.
– Produção de proteínas essenciais e colesterol.
– Remoção de toxinas da corrente sanguínea, incluindo bilirrubina, amônia e outros.
– Armazenamento de minerais, ferro e vitamina A.
Para que o fígado cuide do corpo, ele deve ser capaz de trabalhar bem e, se você observar o mal funcionamento do seu fígado, é necessário realizar uma desintoxicação.
Se você está em uma dieta rica em alimentos processados, você está colocando a saúde do seu fígado em risco.
Óleos hidrogenados, açúcar refinado, alimentos de conveniência e carnes de almoço são notoriamente tóxicos para o seu sistema.
Por exemplo, nitratos e nitritos adicionados encontrados em alimentos de conveniência e de fast foods, podem causar diversos problemas de saúde. (2)
Alimentos Para Desintoxicar O Fígado
Para garantir o bom funcionamento do fígado, confira a seguir uma lista de alimentos essenciais
Cenoura
A cenoura é rica em glutationa, uma proteína que ajuda na desintoxicação do fígado. Elas são extremamente elevadas em flavonoides vegetais e beta-caroteno. Comer cenoura pode ajudar a estimular e melhorar a função geral do órgão (3).
Tomate
Eles têm quantidades abundantes de glutationa que, novamente, são um ótimo desintoxicante. Além disso, o licopeno no tomate protege contra o câncer de mama, câncer de pele e câncer de pulmão. (4)
Toranja
A toranja é outra fonte de glutationa que ajuda na desintoxicação e também é alta em vitamina C e antioxidantes, o que aumenta a produção de enzimas de desintoxicação do fígado e aumenta o processo de limpeza natural.
Espinafre
O espinafre cru também é uma importante fonte de glutationa, desencadeando as enzimas de limpeza das toxinas do fígado.
Citrinos
Limões e limas contêm quantidades muito elevadas de vitamina C, que ajuda a estimular o órgão e auxilia a síntese de materiais tóxicos em substâncias que podem ser absorvidas pela água.
Repolho
Os isotiocianatos (ITCs) presentes no repolho, fornecem enzimas de desintoxicação hepáticas que ajudam a eliminar as toxinas. (5)
Cúrcuma
A cúrcuma é a especiaria preferida do fígado e ajuda a aumentar a desintoxicação do fígado. Ela faz isso ajudando enzimas que descartam ativamente os carcinógenos alimentares. (6)
Nozes
As nozes são uma boa fonte de glutationa, ácidos graxos ômega-3 e o aminoácido arginina, que suporta ações normais de limpeza do fígado, especialmente quando se desintoxica amônia.
Abacates
Um nutriente denso e superficial, o abacate ajuda o corpo a produzir glutationa.
Maçãs
São ricas em pectina e outros produtos químicos essenciais para a limpeza e liberação de toxinas do aparelho digestivo. As maçãs tornam mais fácil o fígado controlar a carga tóxica durante o processo de limpeza.
Couve De Bruxelas
As couves de Bruxelas são ricas em enxofre e glucosinolato, o que força o fígado a liberar enzimas que bloqueiam danos causados por toxinas ambientais ou dietéticas.
Alho
O alho é carregado com enxofre, que ativa as enzimas hepáticas que ajudam o corpo a eliminar as toxinas. O alho também possui grandes quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que também ajudam na limpeza do fígado.
Essas são algumas dicas para desintoxicar o fígado.
Ao acrescentar esses alimentos diariamente em sua dieta e de modo moderado, seu fígado trabalhará melhor, e sua desintoxicação será mais efetiva.
Quanto Mais Informação Você Tiver, Melhor Será O Tratamento.
FONTE: Doutor Juliano Pimentel