Todo mundo é diferente, e vários fatores desempenham um papel na determinação do peso ideal de cada pessoa. Esses fatores podem ser biológicos, como idade, altura e sexo, mas os fatores mentais podem ser igualmente importantes.
É comum o discurso de que cada indivíduo pode definir seu peso ideal como aquele com o qual se sente mais confortável.
E de fato, cada um tem o livre arbítrio para manter o peso que desejar. No entanto, cada vez mais, estudos mostram a relação entre o peso extra e problemas de saúde a curto, médio e longo prazo.
Manter um peso moderado pode reduzir o risco de uma pessoa desenvolver várias condições de saúde, incluindo: obesidade, diabetes tipo 2, pressão alta, assim como doenças cardiovasculares (DCV).
No entanto, nem todos com excesso de peso desenvolverão problemas de saúde. Porém, existe uma grande preocupação com as possíveis dificuldades no controle do peso que podem levar a problemas no futuro.
Índice De Massa Corporal
O IMC é uma ferramenta comum que mede o peso de uma pessoa em relação à sua altura. Um cálculo de IMC fornece um único número, que se enquadra nas seguintes categorias:
Um IMC inferior a 18,5 significa que uma pessoa está abaixo do peso.
Um IMC entre 18,5 e 24,9 é o ideal.
O IMC entre 25 e 29,9 está acima do peso.
Um IMC acima de 30 indica obesidade.
Para calcular seu IMC você precisa dividir seu peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).
Uma pessoa que mede 1,65 e pesa 68 quilos, por exemplo, fará o seguinte cálculo:
Altura multiplicada por ela mesma: 1,65 x 1,65 = 3,3
Peso dividido pelo quadrado da altura: 68 / 3,3 = 20,60
Ou seja, a pessoa do exemplo tem o IMC de 20 e está com o peso ideal. Porém, o mais importante sobre este exemplo é as condições de saúde do paciente. Será que há acúmulo de gordura no abdômen, será como estão os níveis de glicose, triglicerídeos, os hormônios dessa pessoa?
O Problema Com O IMC?
O IMC é uma medida muito simples. Embora leve em consideração a altura, não leva em consideração fatores como: medidas de cintura ou quadril, a proporção ou distribuição de gordura, nem mesmo a proporção de massa muscular.
Esses fatores podem afetar a saúde, atletas de alto desempenho, por exemplo, tendem a estar muito em forma e têm pouca gordura corporal. Eles podem ter um IMC alto porque têm mais massa muscular, mas isso não significa que pesem muito para sua altura.
Sendo assim, essa imprecisão pode levar a um diagnóstico errado ou a uma avaliação incorreta dos fatores de risco entre os indivíduos.
O IMC pode oferecer uma ideia aproximada se uma pessoa está ou não com peso moderado e é útil para medir tendências em estudos populacionais.
Por isso, o questionamento sobre quanto devo pesar não é suficiente para saber sobre a saúde.
Porcentagem De Gordura Corporal
O percentual de gordura corporal é o peso da gordura de uma pessoa dividido pelo seu peso total. Essa medida inclui a gordura essencial e armazenada de uma pessoa. Esse também é um método para definir quanto devo pesar.
Um indivíduo precisa de gordura essencial para sobreviver – é fundamental para o desenvolvimento do cérebro, medula óssea, nervos e membranas.
A gordura de armazenamento é o tecido adiposo que protege os órgãos internos do tórax e do abdômen, e o corpo pode usá-lo, se necessário, para obter energia.
Além das diretrizes aproximadas para homens e mulheres, o percentual de gordura total ideal pode depender do tipo de corpo ou nível de atividade de uma pessoa.
Nível de atividade
Tipo de corpo masculino Tipo de corpo feminino
Atletas 6–13% 14-20%
Fit não atletas 14-17% 21-24%
Aceitável 18–24% 25-31%
Obesidade 25% ou mais 32% ou mais
Uma alta proporção de gordura corporal pode indicar um risco maior de:
diabetes, doença cardíaca, pressão alta e acidente vascular encefálico.
O cálculo do percentual de gordura corporal pode ser uma maneira adequada de medir o nível de condicionamento físico de uma pessoa, pois reflete sua composição corporal, ao contrário do CMS, RCQ e RCQ.
Como Medir A Gordura Corporal
Para saber quanto devo pesar e medir o percentual de gordura corporal é usar uma medida de dobras cutâneas, que usa pinças especiais para beliscar a pele.
Sendo assim, um profissional de saúde medirá o tecido da coxa, abdômen e tórax para homens ou parte superior do braço para mulheres.
Outras medidas incluem
medição de gordura corporal hidrostática, ou “pesagem subaquática”
densitometria do ar, que mede o deslocamento do ar
absortometria de raio-X de dupla energia
Análise de impedância bioelétrica
Embora nenhum deles possa fornecer uma leitura precisa, as estimativas são próximas o suficiente para oferecer uma avaliação razoável sobre quanto devo pesar.
Mais uma vez reitero que essas medidas são maneiras de ter um padrão, número de referência. No entanto, cada indivíduo é muito único, o mais importante sempre é como você está em relação a sua saúde.
Como está seus níveis de energia, sono, saúde familiar, saúde mental, sua rotina… são esses contextos que apontam de fato como está sua saúde e peso ideal.
FONTE: Doutor Juliano Pimentel