Soja
É comum as pessoas consumirem a soja na forma processada e refinada.
Seja como no leite de soja, tofu, shoyu, proteína de soja, óleo e a carne de soja, substituindo a carne (2).
Ela também é usada em alimentos fermentados como no misso, natto, tempeh (alimentos consumidos originalmente na gastronomia asiática).
O que talvez não saiba é que a proteína de soja, também é o ingrediente principal em fórmulas infantis baseadas no grão.
Veganos e vegetarianos, por exemplo, tendem a incentivar uma alimentação à base de soja devido seu valor proteico.
No entanto, não se engane, os malefícios são mais maiores que os benefícios.
Conhecendo Os 7 Malefícios Da Soja
1. Bloqueio Da Absorção Dos Minerais
A soja é rica em ácido fítico ou fitatos. Ou seja, substância que bloqueia a absorção dos minerais como o zinco e o Ferro, e em pequenas quantidades o cálcio.
Esse bloqueio funciona em apenas uma única refeição, ou seja, não interfere nas demais refeições.
Sendo assim, você consome alimentos ricos em minerais, e o seu organismo não consegue absorvê-los totalmente devido ao bloqueio.
2. Inflamação E Outros Problemas De Saúde
A soja contém ácidos graxos, que são principalmente gorduras poli-insaturadas Ômega-6. Quando você consume muitos alimentos ricos em ômega-6 na dieta, pode levar à inflamação e vários problemas de saúde.
Por isso, o ideal é aumentar o consumo de ômega-3.
3. Disfunção Do Estrogênio
Ela contém uma grande quantidade de um composto biologicamente chamado de isoflavona. Que funciona como fitoestrógeno compostos à base de plantas que podem ativar receptores de estrogênio no corpo humano (6).
São classificadas como diruptores endócrinos. Ou seja, substâncias químicas que interferem na função normal do corpo humano. As isoflavonas presentes na soja são: a genisteína, a daidzeína e a glicetina.
Essas susbtâncias podem causar o aumento da atividade do estrogênio natural do corpo, bem como reduzi-lo, interrompendo a função normal do corpo (7).
Os homens, por exemplo, possuem o estrogênio no organismo. No entanto, em quantidades elevadas pode ocasionar em alguns problemas de saúde para o homem.
4. Pode Causar Câncer De Mama
Estudos em animais apontam que a isoflavona presente na soja, pode causar câncer de mama. (8,9,10) Além de estimular a proliferação e a atividade das células cancerígenas nos seios.
Em um estudo, 7 de 24 mulheres (29,2%) mostraram um maior número de células epiteliais de mama, quando foram suplementadas com proteína de soja, por exemplo (11).
5. Problemas De Tireoide
Existe a preocupação no meio médico, de que consumir produtos com alto teor de soja possa eliminar a função da tireoide em algumas pessoas, e provocar o hipotireoidismo, por exemplo (12).
Além de possuir outras funções importantes, a tireoide é uma importante glândula que regula o crescimento e controla a taxa de energia gasta pelo corpo.
Estudos indicam que as isoflavonas encontradas na soja, podem suprimir a formação de hormônios da tireoide em animais e humanos (13, 14).
Um estudo japonês feito em 37 adultos, por exemplo, relatou sintomas relacionados com a função da tireoide suprimida, depois de comerem 30 gramas de soja todos os dias durante 3 meses.
Ou seja, o consumo regular de produtos do grão, ou suplementos de isoflavona pode levar ao hipotiroidismo em indivíduos predispostos.
6. Saúde Dos Bebês
Expor os filhos à isoflavona, presente na fórmula infantil à base de soja, é muito perigoso. Afinal, a soja pode causar problemas neurológicos nos bebês e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) (15,16).
Sem falar que a fórmula infantil de soja, também é alta em alumínio, ou seja, é prejudicial à saúde (17,18).
Em um estudo feito em bebês do sexo feminino e alimentadas com a fórmula de soja, constataram uma quantidade significativa à mais de tecido mamário aos 2 anos de idade, em comparação com aquelas alimentadas com o leite materno ou com uma fórmula à base de leite, por exemplo (19).
Além disso, também existem evidências de que a fórmula de soja durante a infância, possa levar a um aumento nas dores menstruais na idade adulta (20).
Sem comparação, o leite materno sempre será a melhor opção para o seu bebê. E no caso das mamães que não podem amamentar, fórmulas à base de leite de cabra pode ser uma opção ou a utilização de bancos de leite.
7. Desconfortos Abdominais
Como a maioria dos grãos, ela possui fibras insolúveis. Algumas delas são a rafinose e estaquiose, que podem causar flatulência e diarreia em indivíduos sensíveis (21,22).
A rafinose e a estaquiose pertencem a uma classe de fibras chamada FODMAPs, que podem piorar a Síndrome do Intestino Irritável (SII) um distúrbio digestivo comum, mas muito desagradável. (23)
A minha dica é que você considere os perigos que ela e os seus derivados podem trazer para a saúde. Por isso, tome as decisões necessárias para evitar o surgimento de doenças sérias.
Use outros alimentos para substituir os derivados da soja, como:
Quinoa, sementes, leite vegetal de coco e amêndoas, por exemplo, e grão de bico. Por fim, para substituir óleo de soja, use óleo de coco, óleo de abacate, banha de porco e outras gorduras saudáveis.
Evitar o consumo de soja ajuda seu corpo a desinflamar, desinchar e proporciona mais saúde e energia no seu dia a dia. Além de retirar o que não presta é necessário ingerir o que te faz bem.
FONTE: Doutor Juliano Pimentel