Alguns recém-nascidos tomam banho imediatamente após o parto para remover aquela substância sebácea e esbranquiçada, semelhante a um queijo, que cobre a pele do bebê após sua longa permanência no útero. Mas isso pode não ser totalmente benéfico para o pequeno - pelo contrário.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que se mantenha aquele sebinho, chamado de vérnix, por pelo menos algumas horas na pele do bebê depois que ele nasce. No entanto, o tempo sem banho não deve exceder 24 horas.
O que é o vérnix?
Essa camada de gordura ajuda a manter o bebê aquecido e evita lesões na pele, pois mantém a hidratação e aumenta a elasticidade. É também um grande aliado contra infecções bacterianas. Recomenda-se fazer uma massagem suave no corpo da criança enquanto o vérnix ainda está na pele, para que ele seja melhor absorvido.
Manter esta camada protetora na pele do bebê durante as primeiras horas de vida ajuda a melhorar o vínculo que com a mãe, especialmente se ocorrer contato pele a pele. Da mesma forma, ajuda a facilitar a amamentação.
Vérnix interfere na amamentação
Tudo isso foi comprovado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, que compararam recém-nascidos cujo banho foi dado duas horas após o parto e outros que foram limpos só depois de 12 horas.
Os cientistas descobriram que os bebês que esperaram o banho por mais tempo tinham quase 60% de chance de serem alimentados exclusivamente com leite materno.
Caso os pais insistam em dar banho no bebê logo após o parto para deixá-lo mais bonito nas fotos, ainda assim é importante esperar até que a temperatura do recém-nascido seja adaptada à do ambiente, para evitar problemas respiratórios.
Fonte:Vix