A trombose é considerada grave por ser uma condição silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas.
Como o incômodo nas pernas pode ser negligenciado, o médico recomenda que as pessoas busquem com urgência atendimento médico ao notarem qualquer dor estranha nos membros inferiores.
Viagens longas podem causar trombose
Permanecer sentado por longos períodos, como em viagens de avião, é um dos fatores de risco de trombose. Como a panturrilha é o coração das pernas, a cada contração muscular bombeamos o sangue e ativamos a nossa circulação, explica Eli Faria, neurologista clínico do HCor
Segundo o médico, quando a musculatura fica parada muito tempo, pode haver retenção de líquido nas pernas, inchaço, sensação de pernas pesadas e cansadas e isso aumenta as chances de desenvolvimento de trombose venosa profunda.
A trombose venosa profunda (TVP) é a inflamação causada pela formação de coágulos sanguíneos na parede de vasos das pernas e coxas. Como esta trombose atinge os vasos mais profundos, é considerada a mais grave.
Cuidados para evitar trombose em viagens longas
Medidas simples podem ajudar a evitar o problema, caso você precise permanecer sentado durante muitas horas em uma viagem de avião, carro ou ônibus. Conheça as recomendações, listadas pelo médico Dirceu Rodrigues de Almeida, do Hospital e Maternidade São Luiz:
Em alguns casos, pode ser usado ainda um medicamento próprio para coagulação, caso ocorra algum problema no trajeto. O remédio, no entanto, só deve ser ingerido se prescrito por um médico, pois o mau uso do anticoagulante pode provocar hemorragia.
Fonte: Vix