O principal sintoma da pubalgia, também chamada de osteíte púbica, é a dor na virilha, especificamente na sínfise púbica, uma minúscula articulação localizada nesta região. A pubalgia afeta especialmente homens que praticam alguma atividade física como corrida ou futebol mas também pode afetar mulheres.
Os principais sintomas da pubalgia são:
Para o diagnóstico não é necessário realizar nenhum exame específico porque pouca ou nenhuma alteração pode ser vista nesta região. Normalmente o exame físico através da palpação da região e testes como o alongamento dos adutores, localizados na região lateral da coxa, e a resistência ao movimento dos adutores, localizados na região interna da coxa, podem evidenciar a dor, caracterizando a pubalgia.
A história de queda, trauma, prática esportiva ou cirurgia neste local também são importantes para chegar ao diagnóstico, além de testes específicos como:
A pubalgia é causada por compensações musculares, que ocorrem em homens que praticam atividade física e que necessitam de muita força para realizar movimentos como chutar a bola com a parte interna do pé ou que praticam corrida e que mudam de direção rapidamente como ocorre em corridas na estrada ou em montanhas, onde o piso é irregular.
A principal causa é a fraqueza dos músculos isquiotibiais, na parte posterior da coxa, e dos adutores, localizados na região interna da coxa e dos abdominais. Essa fraqueza ainda que não seja notada à olho nu é observada ao testar a força dos músculos da região anterior e lateral da coxa.
Fonte:ALFENASHOJE