Pequenas feridas ou manchinhas na região boca, quando não passam despercebidas, algo bastante comum, acabam sendo ignoradas por grande parte das pessoas, especialmente se não provocam dores ou desconfortos.
Os machucados nos lábios, língua, gengiva e céu da boca, no entanto, devem ser avaliados cuidadosamente e levados a um médico ou dentista, já que podem ser alertas de um câncer de boca.
O câncer na cavidade bucal é mais comum entre homens, especialmente acima de 40 anos, mas também pode afetar mulheres e pessoas de outras idades. A doença é considerada de alto risco, com taxa de sobrevivência de cincos anos de 50%.
O câncer bucal merece atenção porque costuma ser silencioso, ou seja, os sintomas iniciais (como as feridinhas ou aftas que não desaparecem) não são facilmente reconhecidos e o diagnóstico tardio acaba reduzindo as chances de cura.
Sintomas de câncer de boca
A principal causa do câncer de boca é o tabagismo, especialmente se aliado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Confira alguns sinais que você deve prestar atenção e que podem indicar câncer na cavidade bucal:
Uma maneira simples de evitar que o câncer de boca evolua é ficar sempre atento a possíveis alterações na região, realizando regularmente um autoexame bucal. O tratamento da doença pode ser apenas cirúrgico ou incluir radioterapia ou quimioterapia.
Fonte: VIX