Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

Maca Peruana – 7 Benefícios Para Saúde E Bem Estar

 A raiz de maca tem sido tradicionalmente usada para melhorar a fertilidade e também é indicado para melhorar a energia e resistência.

Maca é um vegetal crucífero e, portanto, relacionado ao brócolis, couve-flor, repolho e couve. Tem uma longa história de uso culinário e medicinal no Peru (1).

Saiba mais sobre a maca peruana e os benefícios deste vegetal para a sua saúde e bem-estar.

Não deixe de ler e compartilhar!

Valor Nutricional Da Maca Peruana
O pó da raiz de maca é uma excelente fonte de proteína, fibra e várias vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, cobre e ferro (2).

Também contém mais de 20 aminoácidos e muitos fitonutrientes que promovem a saúde.

Além disso, também contém muitos compostos vegetais benéficos, incluindo glicosinolatos e polifenóis, e é uma escolha popular para a dieta vegana (3).

Cerca de 2 colheres de sopa de pó de maca contém aproximadamente (4)

91 calorias
20 gramas de carboidratos
4 gramas de proteína
1 grama de gordura
2 gramas de fibra dietética
79,8 miligramas de vitamina C (133 por cento DV)
1,7 miligramas de cobre (84 por cento DV)
4,1 miligramas de ferro (23 por cento DV)
560 miligramas de potássio (16 por cento DV)
0,3 miligramas de vitamina B6 (16 por cento DV)
0,2 miligramas de manganês (11 por cento DV)
1,6 miligramas de niacina (8 por cento DV)
70 miligramas de cálcio (7 por cento DV)
0,1 mg de riboflavina (6 por cento DV)
Benefícios Da Maca
1 – Rico Em Antioxidantes
Raiz de maca age como um antioxidante natural, aumentando os níveis de antioxidantes como glutationa e superóxido dismutase no corpo (5).

Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres nocivos, combatendo doenças crônicas e evitando danos às células.

Um estudo demonstrou que os polissacarídeos extraídos da maca tinham alta atividade antioxidante e eram eficazes no combate aos danos dos radicais livres (6).

Outro estudo descobriu que a administração de uma dose concentrada de maca melhorou seu status antioxidante.

Mas também diminuiu significativamente os níveis de colesterol e triglicérides no fígado e reduziu o açúcar no sangue, ajudando a prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas (7,8).

Um estudo em tubo de ensaio mostrou que o teor de antioxidantes do extrato de folhas de maca pode até proteger contra danos neurológicos (9).

Melhorar o seu status antioxidante pode ser benéfico para prevenir condições como doenças cardíacas, câncer e diabetes, prevenindo o estresse oxidativo e danos às células (10).

2 – Amortece Os Efeitos Do Estresse

Maca, como outros tipos de ginseng, são conhecidos como ervas adaptogênicas.

Adaptogen é um tônico que torna o corpo mais capaz de lidar com o estresse (11).

Se você sofre com falta de sono, usando um adaptogen seu corpo será capaz de lidar melhor com a fadiga (12).

Da mesma forma, eles podem ajudar a amortecer os efeitos do estresse ou aumentar o consumo de oxigênio em períodos de fadiga.

O consumo de adaptógenos é uma ótima maneira de ajudar seu corpo a lidar com períodos de estresse.

3 – Aumenta O Sistema Imunológico
Na mesma linha de seus efeitos adaptogênicos, a maca possui também capacidade de impulsionar o sistema imunológico.

Pois, aumenta a produção de anticorpos naturais, incluindo as células T. Essas células ajudam a destruir invasores estrangeiros que podem causar uma infecção, e também células que carregam a capacidade de se tornar cancerosas.

Isto é, além de sua densidade natural de nutrientes que são conhecidos por serem benéficos para o sistema imunológico.

4 – Baixa Pressão Arterial
A hipertensão arterial pode ser o resultado de inúmeros fatores, desde uma dieta pobre até condições que exacerbam o estresse.

Felizmente, no entanto, Maca pode lidar com a pressão alta de várias fontes e mostra uma grande promessa.

Por exemplo, é bom estabelecer que a Maca melhora o fluxo sanguíneo e pode ajudá-los a dilatar e relaxar. Além disso, Maca contém potássio, um mineral que também auxilia na regulação de uma pressão arterial normal (13).

Finalmente, uma vez que a Maca é um adaptógeno, ela pode reduzir o impacto do estresse sobre o corpo, já que o cortisol, o hormônio do estresse, é conhecido por promover a retenção de água e sódio.

5 – Promove A Saúde Óssea
O osso é o tecido menos apreciado em seu corpo, já que muitas pessoas assumem que ele está morto e não requer nada para sustentar.

Este não é o caso, no entanto, como osso é tecido vivo – é apenas feito de depósitos minerais resistentes, mas requer nutrição para permanecer forte e saudável.

Maca contém muitos dos minerais necessários para a densidade mineral óssea adequada, incluindo cálcio, magnésio, zinco, cobre e fósforo (14,15,16,17,18).

A ingestão regular desses minerais também previne o desenvolvimento de osteoporose durante a idade avançada.

6 – Saúde Feminina
A Maca Alivia Os Sintomas Associados À Menopausa. A Menopausa É Uma Época Desagradável Para A Maioria Das Mulheres, Com Muitas Ondas De Calor, Alterações De Humor, Diminuição Da Libido E Muito Mais.
No Entanto, Quando Mulheres Na Menopausa Consomem Raiz De Maca, Esses Sintomas São Revividos, Incluindo O Aspecto Psicológico Da Depressão E Da Ansiedade.
Além Disso O Impulso Sexual É Melhorado Com O Consumo Da Maca. E Neste Período A Libido Tende A Diminuir. Raiz De Maca Pode Ser Capaz De Melhorar A Disfunção Sexual E Aumentar O Desejo Sexual Em Mulheres.
7 – Saúde Masculina
A maca melhora o fluxo sanguíneo. O fluxo sanguíneo determina muitos aspectos da saúde e pode ajudar a manter os órgãos funcionando de maneira ideal durante anos.

Muitos suplementos masculinos contém raiz de maca como um dos ingredientes ativos.

Além disso, a maca aumenta a fertilidade masculina. A Maca pode aumentar a contagem de espermatozóides e a motilidade dos espermatozóides.

O que isto significa é que existe uma maior densidade de espermatozóides por ml de sêmen, e eles são muito mais eficientes em “nadar”.

Os homens podem ter altos níveis de espermatozóides, mas se a motilidade dos espermatozóides for fraca, eles nunca alcançarão o óvulo feminino e os fertilizaram.

Maca é amplamente disponível em cápsulas, pó, extrato ou líquido.

E pode ser facilmente adicionado a refeições antes do exercício para aumentar os níveis de energia.

Consulte o médico para se apropriar dos benefícios da maca. Juntamente com uma dieta nutritiva e estilo de vida saudável, adicionando uma a duas colheres de sopa de maca em sua dieta pode ajudar a melhorar sua saúde.

FONTE: Doutor Juliano Pimentel