Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

Fadiga Crônica – Sintomas, Causas E Tratamentos

 É como um cansaço constante, que faz com que as pessoas já acordem desanimados e passem pelas atividades ao longo dia sem se dedicar a cada um deles de verdade.

Fadiga Crônica E Os Sintomas

A fadiga crônica muitas vezes começa de repente. Às, com sintomas gripais ou de doenças mais comuns. Mas ao contrário da gripe, pode durar uma vida inteira.

Além da sensação de fadiga, outros sintomas estão relacionados à doença e merecem atenção, tais como:

– Dor nas articulações ao se mover de um local para o outro;

– Dores musculares ao se exercitar ou até mesmo em uma simples caminhada;

– Perda de memória frequentemente;

– Falta de concentração;

– Aumento nas inflamações de garganta;

– Dores de cabeça constantes;

– Arrepios e suor durante a noite;

– Perda de sono;

– Distúrbios digestivos como síndrome do intestino irritável.

Além dos sintomas citados acima, quem sofre de síndrome de fadiga crônica também percebe alterações significativas no organismo. As principais são irritabilidade, alterações constantes no humor, assim como ataques de pânicos, ansiedade e depressão.

Segundo um estudo publicado na Family Practice, nos Estados Unidos, cerca de 36% das pessoas que possuem a doença são deprimidos e outros 22% pensaram em suicídio no último ano.

Por isso, os efeitos colaterais e emocionais da fadiga crônica não podem ser negligenciados. Além disso, o tratamento deve incluir a mente, corpo e espírito (2).

Causas
Diante dos sintomas que afetam a mente e o espírito, a síndrome de fadiga crônica pode resultar em relações conturbadas com amigos e familiares, por exemplo.

Dessa maneira, é de extrema importância observar as causas da doença.

Embora as causas da fadiga crônica ainda são pouco conhecidas, desequilíbrios hormonais, resposta do sistema imunológico pobre, infecções virais, pressão arterial crônica baixa e deficiência nutricional são fatores contribuintes (3).

Pesquisas também relatam que a síndrome da fadiga crônica pode estar ligada ao estresse oxidativo, assim como a doença celíaca e sensibilidades alimentares ou alergias alimentares. No entanto, essas causas variam de pessoa para pessoa.

A fadiga crônica pode se desenvolver também ao contato com vírus do HIV e o sarampo.

Alguns pacientes com síndrome da fadiga crônica também podem sofrer com níveis anormais de hormônio na corrente sanguínea. Principalmente os hormônios produzidos pelo hipotálamo, pela hipófise ou pelas glândulas suprarrenais, por exemplo.

Tratamentos

Normalmente, os tratamentos prescritos para a síndrome de fadiga crônica tratam os sintomas em vez das causas.

Por isso, para muitos são diagnosticados remédios antidepressivos. Ou seja, medicamentos que diminuem a ansiedade, remédios para dormir e analgésicos, para aliviar as dores musculares e as dores de cabeça.

Mas, é importante observar os efeitos colaterais que os medicamentos podem gerar ao organismo.

Dessa maneira, é recomendado a adição de vitaminas do complexo B, práticas de atividades físicas e atividades complementares. E, sobretudo uma alimentação de verdade, com dieta equilibrada e rica em potássio e magnésio.

De acordo com um estudo no Journal of Alternative and Complementary Medicine, atividades complementares como acupuntura, ioga e meditação, são eficazes no tratamento da síndrome de fadiga crônica e fibromialgia (5).

Algumas causas possíveis incluem distúrbios imunológicos, deficiências nutricionais, alergias alimentares, controle de açúcar no sangue pobre, estresse e toxinas ambientais.

Por isso, elimine o consumo de alimentos que causam sensibilidade alimentares e alergias. Ou seja, alimentos ricos em glúten, leite e seus derivados.

Alguns hábitos alimentares podem contribuir para o tratamento da fadiga crônica como, por exemplo:

>> Proteína: pois, diminui a absorção de glicose e equilibra os níveis de açúcar no sangue.

>> Alimentos ricos em probióticos: já que equilibram as bactérias intestinais que podem estar provocando fadiga, ou dor nas articulações. Um exemplo desse grupo é o iogurte.

>> Omega 3: escolha peixes, como o salmão que é rico em omega-3, que suportam a função imunológica e são essenciais para a saúde do cérebro.

>> Água: desidratação pode aumentar a fadiga, por isso tente beber um copo de água a cada 2 horas.

Alimentos Que Devem Ser Evitados
Por outro lado, alguns alimentos precisam ser evitados para melhorar os sintomas da fadiga (6):

>> Álcool: é um agente depressivo, portanto, irá exacerbar a fadiga. Ele também pode levar a um mau funcionamento do sistema imunológico.

>> Cafeína: quando consumida em excesso pode causar flutuações nos níveis de energia ou dependência.

>> Açúcar: danifica o sistema imunológico e piora a hipoglicemia, levando a flutuações nos níveis de energia. (Para saber mais sobre os malefícios do açúcar, preencha o formulário abaixo)

>> Alimentos que contêm glúten: fadiga crônica pode ser um sinal de intolerância ao glúten. Tente evitar todos os alimentos que contenham glúten.

A fadiga crônica é um problema muito comum atualmente, principalmente em adolescentes. E pode envolver alimentação pobre em nutrientes e níveis elevados de estresse. Por isso, algumas modificações simples na dieta, suplementação e a prática de exercícios, como ioga, podem melhorar a sensação de fadiga.

FONTE: Doutor Juliano Pimentel