Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

Benefícios Da Romã

 1. Romãs São Carregadas Com Nutrientes Importantes
As romãs têm um perfil de nutrientes impressionante – uma xícara de sementes (174 gramas), por exemplo, contém (2):

Fibra: 7 gramas
Proteína: 3 gramas
Vitamina C: 30% do IDR
Vitamina K: 36% do IDR
Folato: 16% do IDR
Potássio: 12% do IDR
Os arilos de romã, ou seja, as sementes também são muito doces, com uma xícara contendo 24 gramas de açúcar e 144 calorias.

No entanto, romãs realmente brilham em sua riqueza de compostos vegetais poderosos, alguns dos quais têm propriedades medicinais potentes.

2. Romãs Contém Dois Compostos Vegetais Com Propriedades Medicinais Poderosas
As romãs são embaladas duas substâncias únicas que são responsáveis ​​pela maioria dos seus benefícios para a saúde.

Punicalagins
As punicalaginas são antioxidantes extremamente potentes encontrados no suco e na casca da romã.

Eles são tão poderosos que o suco de romã foi encontrado para ter três vezes a atividade antioxidante do vinho tinto e chá verde, por exemplo (3).

Além do mais, o extrato de romã e o pó são tipicamente feitos da casca, devido ao seu alto teor de antioxidantes e punicalagina.

Ácido Púnico
Por fim, o ácido púnico, encontrado no óleo de semente de romã, é o principal ácido graxo das sementes.

É um tipo de ácido linoléico conjugado com efeitos biológicos potentes.

3. Benefícios Da Romã Romã Efeitos Anti-Inflamatórios
A inflamação crônica é uma das principais causas de muitas doenças graves. Isso inclui doenças cardíacas, bem como, câncer, diabetes tipo 2, doença de Alzheimer e até mesmo obesidade.

As romãs possuem potentes propriedades anti-inflamatórias. Afinal, são usadas por suas propriedades antioxidantes das punicalaginas.

Estudos em tubos de ensaio mostraram que eles podem reduzir a atividade inflamatória no trato digestivo, bem como em câncer de mama e células de câncer de cólon (4, 5, 6).

Além disso, um estudo de 12 semanas em pessoas com diabetes descobriu que 1,1 xícaras (250 ml) de suco de romã por dia reduziam os marcadores inflamatórios PCR e interleucina-6 em 32% e 30%, respectivamente (7).

Ou seja, se você estiver interessado em reduzir a inflamação em seu corpo, a romã é um excelente complemento para sua dieta.

4. Benefícios Da Romã Para Ajudar A Combater O Câncer De Próstata
O câncer de próstata é um tipo comum de câncer em homens e estudos laboratoriais sugerem que o extrato de romã pode retardar a reprodução de células cancerígenas. Além do mais, ela pode induzir apoptose, ou morte celular, em células cancerígenas, por exemplo (8, 9).

O antígeno prostático específico (PSA) é um marcador sanguíneo para câncer de próstata.

Homens cujos níveis de PSA dobram em um curto período de tempo, por exemplo, correm um risco maior de morte por câncer de próstata.

Curiosamente, um estudo em humanos descobriu que beber 237 ml de suco de romã por dia aumentou o tempo de duplicação do PSA de 15 meses para 54 meses. Ou seja, um aumento monumental (10).

Por fim, um estudo de acompanhamento encontrou melhorias similares usando um tipo de extrato de romã chamado POMx (11).

5. A Romã Também Pode Ser Útil Contra O Câncer De Mama
O câncer de mama é um dos tipos mais comuns de câncer nas mulheres e o extrato de romã pode inibir a reprodução de células de câncer de mama. A romã pode, inclusive, matar algumas delas (12, 13, 14).

No entanto, a evidência está atualmente limitada a estudos de laboratório. Por isso, mais pesquisas são necessárias antes que qualquer reclamação possa ser feita.

6. Benefícios Da Romã Para Baixar A Pressão Arterial
Hipertensão arterial é um dos principais condutores de ataques cardíacos, assim como, derrames.

Em um estudo, pessoas com hipertensão tiveram uma redução significativa na pressão sanguínea após consumirem 150 ml de suco de romã diariamente por duas semanas (15).

Além do mais, outros estudos encontraram efeitos similares, especialmente para a pressão arterial sistólica, que é o maior número na leitura da pressão arterial (16, 17).

7. A Romã Pode Ajudar A Combater A Artrite E A Dor Nas Articulações
A artrite é um problema comum nos países ocidentais, e existem muitos tipos diferentes, mas a maioria envolve alguma forma de inflamação nas articulações.

Dado que os compostos vegetais da romã têm efeitos anti-inflamatórios, faz sentido que eles possam ajudar a tratar a artrite.Curiosamente, estudos de laboratório sugerem que o extrato de romã pode bloquear enzimas que danificam as articulações em pessoas com osteoartrite, por exemplo (18, 19).

Além do mais, este extrato também foi mostrado para aliviar a artrite em camundongos. Mas as evidências de pesquisas baseadas em humanos são muito limitadas até o momento (20, 21).

8. O Suco De Romã Pode Reduzir O Risco De Doenças Cardíacas
A doença cardíaca é atualmente a causa mais comum de morte prematura no mundo (22).

É uma doença complicada, pois é impulsionada por muitos fatores diferentes.

O ácido púnico, o principal ácido graxo da romã, pode ajudar a proteger contra várias etapas do processo da doença cardíaca, por exemplo.

Afinal, um estudo de 4 semanas em 51 pessoas com níveis elevados de triglicerídeos mostrou que 800 mg de óleo de semente de romã por dia reduziram significativamente os triglicerídeos. Além disso, melhoraram a relação triglicérides-HDL (23).

Outro estudo analisou os efeitos do suco de romã em pessoas com diabetes tipo 2 e colesterol alto. Ou seja, eles notaram reduções significativas no colesterol LDL “ruim”, bem como outras melhorias (24).

O suco de romã também ajuda a proteger as partículas de colesterol LDL da oxidação. Ou seja, uma das principais etapas no caminho para doenças cardíacas (25, 26, 27, 28).

Finalmente, uma análise de pesquisa concluiu que o suco de romã reduz a pressão alta, que é um importante fator de risco para doenças cardíacas (29).

9. Romã Pode Ajudar A Combater Infecções Bacterianas E Fúngicas
Os compostos vegetais da romã podem ajudar a combater micro-organismos nocivos, por exemplo (30).

Isso porque, eles mostraram combater alguns tipos de bactérias, bem como a levedura Candida albicans (31, 32).

Os efeitos antibacterianos e antifúngicos também podem ser protetores contra infecções, bem como, inflamações em sua boca. Isso inclui condições como gengivite, periodontite e estomatite protética (33, 34).

10. Benefícios Da Romã Para Ajudar A Melhorar A Memória
Há algumas evidências de que a romã pode melhorar a memória.

Um estudo em pacientes cirúrgicos descobriu, por exemplo, que 2 gramas de extrato de romã impediam déficits de memória após a cirurgia (35).

Outro estudo em 28 idosos com queixas de memória descobriu que 237 ml de suco de romã por dia melhoraram significativamente os marcadores de memória verbal e visual (36).

Finalmente, estudos em roedores também sugerem que a romã pode ajudar a combater a doença de Alzheimer (37).

FONTE: Doutor Juliano Pimentel