Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

Benefícios Do Abacate

 Numerosos estudos descobriram que uma dieta predominantemente vegetal que inclui alimentos como o abacate pode ajudar a diminuir o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e mortalidade geral, ao mesmo tempo que promove uma tez e cabelo saudáveis, energia aumentada e um peso geral menor.

Antes de seguir com o conteúdo, quero te convidar para participar do meu grupo no Telegram. Lá você recebe pílulas diárias de saúde e fica por dentro das lives que eu faço diariamente.

1 – Rico Em Vitamina K
Um dos principais benefícios do abacate é a quantidade de nutrientes presente na fruta.

Para se ter ideia, metade de um abacate fornece aproximadamente 25% da ingestão diária recomendada de vitamina K. Ou seja, os benefícios do abacate são numerosos. Este nutriente é frequentemente ignorado, mas é essencial para a saúde dos ossos.

A vitamina K é muitas vezes ofuscada pelo cálcio e vitamina D ao pensar em nutrientes importantes para manter ossos saudáveis. No entanto, comer uma dieta com vitamina K adequada pode ajudar na saúde óssea aumentando a absorção de cálcio e reduzindo a excreção urinária de cálcio.

2 – Abacates São Carregados Com Fibra
A fibra é outro nutriente em que os abacates são relativamente ricos.

É matéria vegetal indigesta que pode contribuir para a perda de peso, bem como, para reduzir picos de açúcar no sangue. Além do mais, está fortemente ligada a um menor risco de muitas doenças (1, 2, 3).

Uma distinção é frequentemente feita entre fibras solúveis e insolúveis.

A fibra solúvel é conhecida por alimentar as bactérias amigáveis no seu intestino, que são muito importantes para a função corporal ideal, por exemplo (4).

Uma porção de 100 gramas de abacate embala 7 gramas de fibra, que é 27% da RDA.

Cerca de 25% da fibra do abacate é solúvel, enquanto 75% é insolúvel (5).

3 – Benefícios Do Abacate Contra O Câncer
A ingestão adequada de folato a partir dos alimentos mostrou-se promissora na proteção contra câncer de cólon, estômago, pâncreas e cervical, por exemplo.

Embora o mecanismo por trás dessa aparente redução no risco seja atualmente desconhecido, os pesquisadores acreditam que o folato protege contra mutações indesejáveis ​​no DNA e no RNA durante a divisão celular.

Por esse motivo, os abacates têm um papel a desempenhar no tratamento do câncer. Afinal, algumas pesquisas descobriram que os fitoquímicos extraídos do abacate podem inibir seletivamente o crescimento de células cancerígenas e pré-cancerígenas.

Além de inibir, pode também causar a morte de células cancerosas, incentivando a proliferação de células do sistema imunológico chamadas linfócitos y (6).

Além do mais, esses fitoquímicos também mostraram diminuir os danos cromossômicos causados ​​pela ciclofosfamida, um medicamento de quimioterapia (7).

4 – Menor Risco De Depressão
Alimentos que contenham altos níveis de folato podem ajudar a diminuir o risco de depressão. Isso acontece, porque o folato ajuda a prevenir o acúmulo de homocisteína, uma substância que pode prejudicar a circulação e o fornecimento de nutrientes ao cérebro.

Além do mais, o excesso de homocisteína também pode interferir na produção de serotonina, dopamina e norepinefrina, que regulam o humor, o sono e o apetite.

5 – Benefícios Do Abacate Para Uma Melhor Digestão
Apesar de sua textura cremosa, o abacate é realmente rico em fibras, com cerca de 6-7 gramas por meia fruta.

Comer alimentos com fibras naturais pode ajudar a prevenir a constipação. Além do mais, ajuda a manter um sistema digestivo saudável e a diminuir o risco de câncer de cólon.

6 – Desintoxicação Natural
A quantidade de fibra adequada promove movimentos intestinais regulares, que são cruciais para a excreção diária de toxinas através da bílis e fezes.

Estudos recentes mostraram que a fibra dietética também pode desempenhar um papel na regulação do sistema imunológico, assim como, da inflamação.

E um dos benefícios do abacate é justamente a concentração de fibras. Por isso, é uma fruta muito usada em sucos e receitas de desintoxicação.

7 – Benefícios Do Abacate No Tratamento Da Osteoporose
Substâncias chamadas saponinas, encontradas em abacates estão associadas com o alívio dos sintomas na osteoartrite do joelho, por exemplo. Além do mais, existem pesquisas adicionais planejadas para determinar os efeitos a longo prazo de extratos isolados.

8 – Eles Contêm Mais Potássio Do Que Bananas
O potássio é um nutriente que a maioria das pessoas não recebe o suficiente (8).

Este nutriente ajuda a manter gradientes elétricos nas células do seu corpo e serve várias funções importantes.

Abacates são muito ricos em potássio. Uma porção de 100 gramas embala 14% da dose diária recomendada (RDA), comparada a 10% em bananas, por exemplo, que são alimentos típicos ricos em potássio (9).

Vários estudos mostram que a ingestão elevada de potássio está ligada à redução da pressão arterial, que é um importante fator de risco para ataques cardíacos, derrames e insuficiência renal (10).

9 – Comer Abacates Pode Baixar Os Níveis De Colesterol E Triglicerídeos
A doença cardíaca é a causa mais comum de morte no mundo (11).

Sabe-se que vários marcadores sanguíneos estão ligados a um risco aumentado.

Isso inclui colesterol, assim como, triglicérides, marcadores inflamatórios, pressão arterial e vários outros.

Diante disso, estudos controlados em pessoas examinaram os efeitos do abacate em alguns desses fatores de risco.

Esses estudos mostraram que o abacate pode, por exemplo (12, 13, 14, 15, 16):

Reduzir significativamente os níveis de colesterol total.
Reduzir os triglicéridos no sangue até 20%, por exemplo.
Diminuir o colesterol LDL em até 22%, assim como, aumentar o colesterol HDL (o “bom”) em até 11%.
Por fim, um dos estudos descobriu que incluir abacate em uma dieta vegetariana com baixo teor de gordura melhorou significativamente o perfil do colesterol (17).

FONTE: Doutor Juliano Pimentel