Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

Cálcio e os seus incríveis benefícios para a saúde

 Quase 99% do cálcio do corpo é armazenado na estrutura dos ossos e dentes. Ele também é usado como uma área de armazenamento para liberar cálcio na corrente sanguínea, quando necessário.

Nesse artigo você vai conhecer os benefícios do cálcio para a sua saúde, e as principais fontes alimentares.

Cálcio E Os Benefícios
Confira os principais benefícios do cálcio para a sua saúde.

1 – Melhora A Saúde Óssea

O cálcio está envolvido no crescimento e na manutenção dos ossos. Ele trabalha com outros minerais essenciais, como a vitamina K e a vitamina D para manter a densidade mineral óssea, e para evitar ossos e fraturas fracos e quebradiços.

Além disso, ajuda a formar uma parte da hidroxiapatita. Ou seja, o complexo mineral que dificulta seus ossos e dentes e mantém a densidade óssea e ajuda os ossos a curar.

Sendo assim, sem cálcio suficiente no corpo, os ossos são susceptíveis a fraturas e outras lesões.

Para a prevenção da perda óssea, vitamina D, vitamina K e as proteínas são tão importantes como o cálcio (1).

2 – Ajuda A Prevenir A Osteoporose
O cálcio fortalece os ossos à medida que eles acumulam reservas do mineral ao longo do tempo.

Por isso, a suplementação de cálcio, tem sido um dos métodos de tratamento padrão utilizados para prevenir e diminuir os casos de osteoporose há décadas.

A osteoporose é mais comum em mulheres, especialmente mulheres pós-menopáusicas. Uma doença que resulta em ossos frágeis ao longo do tempo, devido à deterioração óssea e perda de mineral e massa óssea.

Durante a osteoporose os ossos se tornam porosos (daí o nome). No entanto, comer alimentos com ricos em cálcio juntamente com proteínas, vitamina K e vitamina D podem ajudar a reduzir seu risco de problemas relacionados aos ossos.

3 – Ajuda A Baixar A Pressão Alta
Esse mineral está envolvido na regulação das funções cardíacas, isso porque possui um importante papel na dilatação dos vasos sanguíneos e ao envio de sinais químicos nervosos do cérebro para o coração.

E isso é importante para regular ritmos cardíacos, assim como para a pressão sanguínea e circulação.

Além disso, ele ajuda a baixar os níveis de pressão alta, enquanto que as dietas de cálcio restritas tendem a elevar a pressão arterial. (2)

Por fim, acredita-se que o cálcio pode alterar a pressão arterial. Além de alterar o metabolismo de outros eletrólitos e desempenhando um papel na atividade dos vasos sanguíneos e na força muscular.

4 – Apoia A Função Muscular
Esse mineral está envolvido na liberação de neurotransmissores no cérebro, que controlam o movimento muscular e a sinalização nervosa.

Sendo assim, o cálcio ajuda as células a se comunicarem para retransmitir as respostas nervosas, e ativar certas proteínas no corpo que são necessárias pelos músculos para se movimentarem (5).

Além disso, ele também ajuda com o controle e liberação de glicose (açúcar) na corrente sanguínea, que é usada pelos músculos para “combustível”.

5 – Previne Diabetes
A vitamina D e o cálcio juntos podem apresentar benefícios na otimização do metabolismo da glicose, bem como na prevenção da diabetes.

Eles possuem efeitos diretos sobre as células pancreáticas que controlam a secreção de insulina e, portanto, os níveis de açúcar no sangue.

São componentes essenciais dos processos celulares que ocorrem em tecidos sensíveis à insulina, como músculo esquelético e tecido adiposo, por exemplo.

6 – Boa Saúde Dental
Cálcio é armazenado parcialmente nos dentes e é necessário para a saúde e manutenção dos dentes. Além disso, ele pode ajudar a defender contra a cárie dentária e tem sido correlacionado com o aumento da saúde dental por razões semelhantes que protege os ossos.

7 – Previne Sintomas De TPM
O mineral também tem sido útil para aliviar os sintomas de TPM, incluindo inchaço, cólicas, dores de cabeça, sensibilidade mamária, dores musculares, fadiga e mau humor, por exemplo (7).

Os níveis desse mineral flutuam durante o ciclo menstrual, porque, à medida que os níveis de estrogênio aumentam, as concentrações do mineral caem.

Portanto, o consumo desse mineral ajuda a equilibrar essa relação e a reduzir os sintomas dolorosos.

Alimentos Ricos Em Cálcio
Confira os alimentos que podem ser acrescentados na sua dieta, e aproveite todos os benefícios do cálcio para o seu organismo.

Couve, brócolis, agrião, espinafre, salsa, rúcula, manjericão, folhas de mostarda;

Sardinhas;

Iogurte de Kefir;

Quiabo;

Ameixas, laranja;

Castanha do Pará, semente de gergelim, linhaça e amêndoas, por exemplo;

Grão-de-Bico

Caruru;

Ovos.

Comer alimentos ricos nesse mineral possibilita que o nosso corpo obtenha uma transmissão ideal do nervo, coagulação do sangue, secreção hormonal e contração muscular. Além de prevenir o surgimento de muitas doenças.

Mas lembre-se que é importante o equilíbrio, nenhum alimento em excesso faz bem á saúde. E sempre consulte um médico antes de determinar a sua dieta.

FONTE: Doutor Juliano Pimentel