Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

Como Surge A Doença Autoimune?

 Entender como isso se inicia é a principal informação que você precisa para o tratamento.

Fatores ambientais, genética e principalmente a permeabilidade intestinal promovem a autoimunidade. Mas, independente de qual seja a doença autoimune que você carrega ela se formou de uma dessas maneiras.

É isso que você aprenderá neste material.

Mas antes, quero te convidar para se juntar a mais 26 mil pessoas no meu grupo no Telegram, para receber informações e dicas diárias de saúde.

Participe!

Como Surge A Doença Autoimune?

A doença autoimune se desenvolve quando o sistema imune falha. O sistema imunológico trabalha o tempo todo para proteger seu corpo. Quando percebe algo errado ele age nessa região para destruir o invasor.

A doença autoimune acontece quando o sistema imune confunde órgãos e outras partes do corpo com células ruins.

Existem pelo menos três vertentes sobre a formação da autoimunidade. Alguns profissionais acreditam que seja um problema genético, outros que seja motivada por questões ambientais. No entanto, a vertente que faz mais sentido é a relação direta com a permeabilidade intestinal.

O que liga o que está fora com o que está dentro do seu corpo é o sistema gastrointestinal. Que começa na boa e termina no ânus. Tudo que passa por sua boca atravessa o corpo inteiro.

Seu intestino tem uma parede como se fosse uma peneira. Que separa o que deve seguir no intestino e ir para fezes, e o que deve seguir para a corrente sanguínea. Seu corpo é tão inteligente que consegue fazer essa seleção de maneira natural.

O grande problema, porém, é que alimentos inflamatórios, causam aberturas nessa peneira. Então o intestino perde o controle do que está sendo encaminhado para a corrente sanguínea.

Hipermeabilidade Intestinal E Autoimunidade
Quando a parede do intestino tem essas aberturas é chamado de permeabilidade intestinal. Ou seja, o intestino está mais permeável do que deveria.

Esse excesso de permeabilidade faz com que substâncias nocivas como bactérias, toxinas e partículas de alimentos não digeridas, atravesse essa peneira e caia na corrente sanguínea. Ou seja, o que deveria ir para as fezes vai para o sangue.

É nesse momento que seu sistema imune começa a trabalhar. Ele detecta esse invasor e cria em torno desse pedaço uma camada de proteção. Para que seu corpo não seja prejudicado.

O problema é que, se essa proteína invasora se parece com o tecido da articulação, por exemplo, o sistema imunológico começa a atacar a articulação. E assim, o paciente desenvolve a Lúpus ou artrite.

Se o tecido desse pedaço se parece com o tecido da tireoide, por exemplo, o sistema imune começa a destruir a glândula. É assim que se forma o Hashimoto. E assim, por diante.

Todas as doenças autoimunes são formadas a partir da permeabilidade intestinal. Por isso, cuide do seu intestino. Ou melhor, do que você come.

Como Cuidar Da Doença Autoimune?

Pacientes com diagnóstico de doença autoimune podem viver bem, quando voltam o olhar e o entendimento para a alimentação.

Uma ótima analogia a se fazer é pensar nesse intestino como o solo. O processo de plantação exige cuidar do solo, retirar as ervas daninhas, arar, adubar, para então plantar e cultivar.

Seu intestino também funciona da mesma maneira. Se o intestino está com buracos o primeiro passo é conter a formação deles. Ou seja, evitar inflamar o corpo através da alimentação e das emoções.

Sendo assim, é preciso evitar principalmente três grupos alimentares: leite e derivados, glúten e por fim, açúcares.

Ao retirar esses alimentos o corpo do paciente vai ter uma grande melhora. E estará preparado para receber os suplementos e o tratamento para a doença em específico.

Saúde Intestinal
A saúde intestinal é essencial para o manejo de doenças autoimunes e da saúde em geral. Afinal, enquanto houver inflamação no corpo, ele vai estar atuando ali.

Por isso, evitar certos alimentos é igualmente importante para melhorar a saúde intestinal.

Foi demonstrado que alguns alimentos causam inflamação em seu corpo. O que pode promover o crescimento de bactérias intestinais prejudiciais à saúde, associadas a muitas doenças crônicas (1).

A lista a seguir contém alimentos que podem prejudicar bactérias intestinais saudáveis. Bem como alguns que se acredita desencadear sintomas digestivos, como inchaço, constipação e diarreia:

Produtos à base de trigo: pão, massa, cereais, farinha de trigo, cuscuz, etc.
Grãos que contêm glúten: cevada, centeio e aveia
Carnes processadas: salsicha, presunto, salame, por exemplo;
Produtos de padaria: ou seja, bolos, muffins, biscoitos, tortas, doces e pizzas
Junk food: fast food, batata frita, assim como cereais açucarados, barras de chocolate;
Produtos lácteos: leite, queijos e sorvetes
Óleos refinados: canola, girassol, soja e óleos de cártamo;
Adoçantes artificiais: aspartame, sucralose e sacarina;
Molhos: molhos para salada, bem como molho de soja, ketchup;
Bebidas: álcool, bebidas carbonatadas e outras bebidas açucaradas
Por mais que não se tenha informações suficientes para compreender como o corpo reage, nenhuma doença surge do nada.

Por isso, é tão importante estudar e questionar o que está acontecendo com seu corpo.

No Saúde Todo Santo Dia você tem acesso a mais de 160 aulas comigo, Dr. Juliano Pimentel e outros profissionais para assistir quando quiser e entender melhor como as doenças se formam e o que pode ser feito.



FONTE: DR. JULIANO PIMENTEL