Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

Chá De Orégano: Benefícios Para A Saúde E Emagrecimento

Chá De Orégano


O composto de tratamento predominante, carvacrol, é sem dúvida o componente mais importante explicando por que o orégano é tão potente.

Os benefícios do chá de orégano para a saúde são muitos e comprovados pela ciência, sem apresentar efeitos secundários nocivos.

Confira a seguir os benefícios do chá de orégano e entenda para que serve esse poderoso aditivo (1):

1- Combate o colesterol e estimula a digestão, pois é rico em fibras.

2 – Por conter carvacrol e timol, tem o poder de combater fungos e bactérias que podem causar infecções no organismo, como gripes.

3- O chá de orégano é rico em betacaroteno, o que fortalece o sistema imunológico e protege o corpo de diversas doenças.

4 – Atua como anti-inflamatório, por conter a carvacrol.

5 – Atua como antioxidante, por conter betacaroteno.

O carvacrol ajuda a reduzir infecções bacterianas, infecções fungais, parasitas, vírus, inflamação, cândida, alergias e alguns tumores.

O Journal of Medicinal Food, publicou um estudo que avaliou a atividade antibacteriana do orégano contra 5 tipos diferentes de bactérias más.

Depois de avaliar as características anti-bacterianas do orégano, mostrou propriedades anti-bacterianas significativas contra todas as 5 espécies de bactérias nocivas (2).

Dezenas de outros estudos confirmam o fato de que o orégano pode ser usado em vez de antibióticos prejudiciais para uma série de problemas de saúde.

Ele também pode prevenir o crescimento excessivo bacteriano, e a colonização no intestino grosso durante a terapia com ferro oral.



Quando Usar O Chá De Orégano?


O chá de orégano é uma bebida saudável que não tem efeitos colaterais. Então, o seu consumo pode ser feito sem preocupações.

Pode ser utilizado nas seguintes situações (3):

– Perda de peso: o carvacrol, presente no orégano, pode prevenir ganho de peso através da modulação de alguns genes e da redução da inflamação no tecido adiposo branco.

Ele também pode reduzir o apetite, pois possui digestão mais lenta, retardando a absorção dos alimentos e prolongando a sensação de saciedade.

– Regula a menstruação: ele pode diminuir as cólicas menstruais. E o seu consumo regular contribui para regular o ciclo menstrual e até prevenir a menopausa precoce.

– Dores musculares: ótimo relaxante muscular. Pode ser utilizado para tratar dores nas costas e distensões musculares leves.

– Auxilia a digestão: estimula a secreção de bile pelo fígado. A bile facilita a digestão de gorduras, permitindo a absorção de nutrientes.

O chá de orégano também melhora a indigestão, a flatulência e a sensação de estufamento que pode ocorrer após as refeições.

– Gripe e resfriado: além de prevenir gripes e resfriados, o chá de orégano pode ser ótimo para combater os sintomas. A bebida poderá ser utilizada por pelo menos cinco dias para tratar os efeitos do resfriado.

– Ataques de asma: o carvacrol, os terpenos e flavonóides (antioxidantes) presentes no orégano podem atuar como agentes de purificação do pulmão, limpando o trato respiratório e os tubos bronquiais.

Isso significa um alívio durante um ataque de asma, que se caracteriza por dificultar a respiração.

combate a tosse, doenças do pulmão, indigestão, gases, cólicas, enjoo, dores de cabeça, queixas nervosas, dores articulares, dor de dente e é um poderoso agente estrogênico (4).

A bebida ajuda também nos tratamentos contra insônia, estresse, cansaço nervoso, febre e dores reumáticas.

Evita o envelhecimento precoce da pele e de todos os órgãos do corpo humano.

Receita De Chá De Orégano


O chá de orégano é um dos mais fáceis de se fazer. Primeiro, você vai precisar de:

– Uma colher de sopa de orégano

– Uma xícara de água

Primeiro, coloque uma colher de sopa de folhas de orégano em uma xícara. Paralelamente, esquente uma xícara de água e desligue o fogo assim que a água ferver.

Por último, despeje a água na xícara contendo o orégano e misture. Tome assim que esfriar.

O orégano não é eficiente apenas para proporcionar mais sabor aos alimentos na culinária em pratos salgados, também oferece uma série de benefícios à saúde.

Não há estudos que contraindicam o consumo do chá de orégano. Porém, consulte o médico antes de decidir usar essa erva.


FONTE: DR. JULIANO PIMENTEL