Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

Como cuidar do coração: dicas essenciais de saúde

Segundo dados da OMS, todos os anos, pelo menos 17,5 milhões de pessoas morrem devido a complicações decorrentes de doenças cardíacas. De Acordo com a SBC, essas doenças matam mais de 300 mil brasileiros por ano.
No entanto, existem formas bastante simples de manter o coração saudável. Nesse artigo, oferecemos algumas dicas que ajudarão você a ter uma melhor saúde do coração. Confira!
Como cuidar do coração com exercícios físicos 
“De acordo com estudos conduzidos pela Federação Mundial de Cardiologia, pessoas sedentárias possuem duas vezes mais chances de desenvolver doenças cardíacas em algum momento da vida.” 
Por isso, a prática de exercícios físicos é fundamental para a manutenção da saúde do coração, especialmente os exercícios aeróbicos. 
Esses exercícios aumentam a frequência cardíaca e o volume sistólico (quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada contração), melhorando o condicionamento físico e a circulação sanguínea. 
Além disso, a frequência cardíaca após um treino aeróbico tende a se tornar mais baixa, reduzindo os riscos de hipertensão. Esse tipo de treino também estimula a criação de vasos sanguíneos. 
Entre os exercícios aeróbicos mais indicados para a saúde do coração, podemos mencionar os seguintes: 
· Corrida;
· Bicicleta;
· Caminhada;
· Dança;
· Polichinelo;
· Pula-corda. 
O que fazer para cuidar melhor do coração na alimentação 
Contudo, de nada adianta adotar uma rotina de exercícios físicos sem atentar para os cuidados com a alimentação. A seguir, mostramos algumas dicas para quem deseja ter uma dieta que proporcione mais saúde ao coração. 
Cuidado com o sal 
Sal em excesso pode aumentar os riscos de hipertensão e insuficiência cardíaca. Por outro lado, não se deve excluir o sal da alimentação, haja vista que o sódio presente nesse condimento atua nas contrações musculares. 
Evite o açúcar 
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Escola de Saúde Pública de Harvard, tomar apenas um copo de suco açucarado por dia pode aumentar o risco de doenças cardíacas em até 20%. 
Tenha seis refeições diárias 
Segundo um estudo publicado no British Medical Journal, fazer seis pequenas refeições por dia pode reduzir os níveis de colesterol “ruim” e a incidência de placas nas artérias. 
Inclua frutas e verduras na dieta 
Uma pesquisa do Ibope revelou que 76% dos brasileiros não comem a quantidade de frutas e verduras adequada, o que teria relação com o aumento de doenças cardíacas. A OMS recomenda cinco porções diárias de frutas, legumes e hortaliças. 
Coma abacate 
Estudos realizados na Universidade de Toronto mostraram que a gordura do abacate reduz o colesterol “ruim”, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de colesterol “bom”. 
Cuidados com o coração: evitando o estresse e melhorando o sono 
Além de cuidar da alimentação e fazer exercícios físicos, evitar o estresse e ter boas noites de sono é fundamental para que se possa manter a saúde do coração. 
Quanto ao estresse, a relação desse problema com a saúde cardíaca ficou comprovada com a publicação de um estudo na revista The Lancet.
Nesse estudo, os pesquisadores observaram que o estresse crônico estimula a produção de glóbulos brancos, que inflamam as artérias e reduzem o fluxo sanguíneo. Com isso, eleva-se o risco de derrames e ataques cardíacos. 
Já as boas noites de sono são importantes não somente para revigorar o corpo, mas, também, para estimular a produção de melatonina.
Um estudo publicado na revista International Journal of Molecular Sciences mostrou que esse hormônio possui ação vasodilatadora e antioxidante, reduzindo a pressão arterial e aumentando a proteção do coração. 
Aprenda a como cuidar do seu coração e melhore sua qualidade de vida 
Com as dicas que oferecemos aqui, você poderá não somente melhorar a saúde do seu coração, como, também, sua qualidade de vida como um todo. 
Ademais, não se esqueça de marcar uma consulta com seu angiologista da Unimed em Campinas. Esse profissional poderá oferecer mais dicas sobre como cuidar do coração e verificar como anda sua pressão arterial.
 
 
 
 
 
Fonte: Alfenas Hoje