Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

Está com queda de cabelo? conheça as doenças que podem levar à perda dos fios

 Existem várias doenças que causam a queda de cabelo. Vamos, ao longo do nosso "Papo de Especialista", falar sobre as principais causas, sendo elas divididas e classificadas em doenças cicatriciais e não cicatriciais.

Hoje iremos falar sobre duas causas de doença não cicatriciais, que são as principais responsáveis pela queda de cabelo na população em geral, sendo ela masculina ou feminina, são elas: Eflúvio Telógeno e Alopécia Androgenética.

Eflúvio Telógeno

É um padrão de queda de cabelo difuso, onde o paciente relata um aumento da perda de cabelo no travesseiro, escova e ao tomar banho. Geralmente, três meses antes do início da queda, os pacientes apresentam histórias de eventos desencadeantes, como: parto, uma grande cirurgia, doenças oncológicas, dietas de emagrecimento, cirurgia bariátrica e problemas emocionais. Essa doença, embora traumatizante, é totalmente reversível, desde que, realizado um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, sendo realizado por um médico dermatologista/tricologista.

Alopécia Androgenética

É uma doença do cabelo, de caráter hereditário, na qual ocorre um afinamento assimétrico, afetando predominantemente a coroa, o vértex e a região frontal, relativamente poupando a região occipital. O padrão árvore de natal, onde ocorre uma risca frontal alargada é uma ocorrência comum em pacientes femininos.

Afeta homens e mulheres, onde nos homens se inicia aos 18 anos e tem características mais agressivas e nas mulheres, geralmente após os 30 anos, porém em uma perda contínua, menos agressiva, mais não menos traumatizantes. Tornando os cabelos raleados, com pouco volume, onde se observa o couro cabeludo após os 60 anos.

Essa doença não tem uma cura definitiva, porém realizado o diagnóstico precoce onde a perda do volume capilar não são significativos. Existem tratamentos onde conseguimos manter os cabelos ativos e volumosos por mais tempo, porém os cuidados e os tratamentos serão contínuos.

Quando procurar um especialista?

Ao perceber maior queda de cabelo, principalmente se houver histórico familiar de calvície, procure um dermatologista para avaliar se existe alguma doença do couro cabeludo. Ele é o profissional apto para fazer a prescrição do tratamento adequado.​

 

 

 

 

Fonte: Portal da Cidade