Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

A prática de yoga pode ajudar no alívio de dores crônicas

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor sugere que cerca de 37% de brasileiros sofrem de dores crônicas. Elas podem trazer um incômodo e sofrimento constante para quem sofre com o problema, espalhando-se por todo o corpo e também pela mente.

O médico ortopedista Fabio Henrique Gomi, do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu, explica que, em muitos casos, a dor é tão nociva que pode estar associada à depressão, transtornos de ansiedade e até mesmo ao suicídio. "A dor não provoca apenas um sintoma desagradável, mas também alterações biológicas, psicológicas, sociais e espirituais", comenta.

Nos casos mais comuns, essas dores atingem a região lombar, articulações, face, boca e pescoço. Dores de cabeça e enxaquecas também podem ser frequentes nos quadros crônicos.

Uma das saídas para previní-las e ajudar no tratamento é a prática de exercícios físicos recorrente, combinada a uma boa postura, alimentação adequada e controle de doenças, como diabetes e hipertensão.

Segunda a Organização Mundial da Saúde, a OMS, é recomendado que, semanalmente, adultos realizem 75 minutos de atividade física intensa, ou 150 minutos de exercícios moderados.

O profissional Francisco Kaiut, idealizador do método Kaiut Yoga, explica que atividades específicas têm falta de variedade de movimento e isso pode implicar em uma rigidez do corpo, levando à dor.

Além disso, traumas também podem contribuir para agravar o quadro, sendo físico, causado por grande impacto sistêmico, ou emocional, que também podem desencadear em dores e processos de rigidez severos.

Kaiut explica que a yoga pode ajudar a prevenir esses tipos de dores. "A prática do yoga permite que a pessoa compreenda a origem da sua dor e, ao praticá-la, é possível se conectar com o corpo, compreendendo-o melhor", relata.

A prática de yoga também pode contribuir para quebrar a rigidez do corpo, melhorando a circulação e a liberdade articular. Os treinos podem ser preventivos para todas as idades, muitas vezes trabalhando posições e movimentos diferentes.

Gomi reitera a importância dos exercícios físicos tanto para o corpo, quanto para a mente. "Praticar exercícios físicos traz muitos benefícios para quem tem dor nas articulações do quadril, tornozelo, joelho ou ombro, por exemplo. O exercício pode ajudar a melhorar postura, nutrir articulações, diminuir dor e rigidez, aumentando a mobilidade, fortalecer músculos, manter ossos e tecidos fortes e saudáveis e mais", explica.

“Além disso, os benefícios também se aplicam para a saúde mental, uma vez que podem prevenir doenças, aliviar tensão e estresse, melhorar o humor e a auto estima”, finaliza.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Casa Jardim