Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

Baixar Colesterol Com Alimentação É Possível?

 Diante um diagnóstico de colesterol alto, muitas pessoas acreditam que para baixar colesterol, é necessário excluir a gordura da alimentação e consumir alimentos sem gosto e sem graça.

No entanto, não é bem assim! Quando se trata de reduzir o colesterol alto naturalmente e manter a saúde do coração, evitar todas as gorduras como os ovos não é a resposta.


Afinal, O Que Causas Colesterol Alto?

Durante muitos anos foi difundido o mito de que o colesterol dietético, está associado à um aumento no risco de doença cardíaca coronária (CHD) (1).

Ou seja, a maioria das pessoas acreditam que o grande causador do colesterol alto era a alimentação. Mas, a verdade é que a alimentação não é causa número 1 do colesterol alto. Afinal, fatores como genética, inatividade, diabetes, estresse e hipotireoidismo podem impactar diretamente os níveis de colesterol.

No entanto, não podemos fingir que a alimentação dos brasileiros é de boa qualidade. Infelizmente, a dieta padrão atual é altamente inflamatória, o que eleva o LDL (mau colesterol) e baixa o HDL (colesterol bom) na maioria dos casos, o oposto do que é desejado.

Mas Como A Inflamação Faz Os Níveis De Colesterol Aumentarem?
O colesterol é uma substância natural que está presente em todos nós e é crucial para a nossa sobrevivência. É produzido pelo fígado e exigido pelo corpo para o bom funcionamento das células, nervos e hormônios.

O colesterol está presente na forma de ácidos graxos (lipídios), que viajam através da corrente sanguínea.

Essas partículas normalmente não acumulam nas paredes das artérias, mas quando os níveis de inflamação sobem, a lipoproteína de baixa densidade (LDL) também conhecida como “mau colesterol“, se acumula nas artérias e forma coágulos de placas perigosos, cortando o fluxo sanguíneo e aumentando o risco de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Então o grande problema não é o colesterol e sim, a inflamação. O colesterol em si não seria tão perigoso sem a inflamação.

A inflamação é a principal causa de aterosclerose, endurecimento e rigidez das artérias que acompanham os depósitos de placa e, por sua vez, produz ainda mais inflamação.

Ela é a raiz da maioria das doenças, e as doenças cardíacas não são exceção.

Ou seja, dietas ricas em gordura não causam necessariamente níveis elevados de colesterol, sabemos agora que apenas certas pessoas têm problemas para metabolizar adequadamente o colesterol.

Aliás a gordura saudável ajuda a aumentar o colesterol HDL, o “bom colesterol“.



Alimentos Que Causam Inflamação

Alimentos com gorduras trans e óleos hidrogenados, devem ficar de fora da sua alimentação, afinal, eles aumentam a inflamação.

A chave para reduzir os fatores de risco de doenças cardíacas, incluindo o colesterol alto, está em reduzir a inflamação.

É fundamental evitar a ingestão de alimentos inflamatórios, que incluem:

Alimentos embalados e industrializados, açúcar, produtos de grãos refinados, óleos vegetais processados como o óleo de canola, óleo de soja, óleo vegetal, óleo de milho e de cártamo (2), produtos lácteos convencionais (não orgânicos, homogeneizados e pasteurizados) e excesso de cafeína e álcool.
Esses alimentos estimulantes obrigam o fígado a produzir mais colesterol, aumentando os níveis de inflamação.

O exagero destes alimentos realmente não é recomendado.



Alimentos Para Baixar Colesterol

Os melhores alimentos para ajudar a baixar colesterol incluem: proteínas magras como aves, como peru ou galinha, peixes, frutos do mar e ovos.

Pessoas saudáveis também não devem ter qualquer preocupação em comer carne bovina e cordeiro. Afinal, as fontes saudáveis de gordura como abacate, azeite, nozes, banha de porco e sementes, também precisam fazer parte da alimentação.

Outro elementos-chave para o combate dessa doença é comer alimentos ricos em fibras. A fibra é encontrada em todos os tipos de alimentos de verdade, incluindo vegetais, frutas e leguminosas.

E sabe onde falta fibra? Justamente em alimentos processados que são refinados e cheios de açúcar, incluindo a maioria dos cereais matinais, doces, pães, massas e biscoitos (3).

Como eu já mencionei, tanto a fibra, quanto os antioxidantes são cruciais para manter as artérias saudáveis.

A fibra dietética ajuda a prevenir a doença cardiovascular, e a baixar o colesterol LDL.

Os melhores alimentos que você pode incluir na sua alimentação para baixar colesterol são (4):

Vegetais (Especialmente Verdes)

Sem dúvida os vegetais são poderosos anti-inflamatórios e antioxidantes alimentares.

Eles combatem os danos do radical livre, retardam o processo do envelhecimento e mantêm as artérias flexíveis e saudáveis.

Muitas folhas verdes escuras, como espinafre e couve, contêm poucas calorias, mas oferecem proteção contra ataques cardíacos, ajudando as paredes da artéria a ficarem livres do acúmulo de colesterol.

Entre eles estão a cebola, repolho, brócolis e alcachofras, que são ricas em fibras e ajudam a proteger a saúde do coração.

Se você tem dificuldades de consumir saladas cruas, faça suco! Os sucos detox ajudam seu organismo a funcionar com mais potencia, acrescentando mais saúde para seu corpo.

 






Fonte: Dr. Juliano Pimentel