Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

Primeiro banho do recém-nascido precisar ser logo após o parto? Veja benefício de esperar

 Alguns recém-nascidos tomam banho imediatamente após o parto para remover aquela substância sebácea e esbranquiçada, semelhante a um queijo, que cobre a pele do bebê após sua longa permanência no útero. Mas isso pode não ser totalmente benéfico para o pequeno - pelo contrário.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que se mantenha aquele sebinho, chamado de vérnix, por pelo menos algumas horas na pele do bebê depois que ele nasce. No entanto, o tempo sem banho não deve exceder 24 horas.

O que é o vérnix?

Essa camada de gordura ajuda a manter o bebê aquecido e evita lesões na pele, pois mantém a hidratação e aumenta a elasticidade. É também um grande aliado contra infecções bacterianas. Recomenda-se fazer uma massagem suave no corpo da criança enquanto o vérnix ainda está na pele, para que ele seja melhor absorvido.

Manter esta camada protetora na pele do bebê durante as primeiras horas de vida ajuda a melhorar o vínculo que com a mãe, especialmente se ocorrer contato pele a pele. Da mesma forma, ajuda a facilitar a amamentação.

Vérnix interfere na amamentação

Tudo isso foi comprovado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, que compararam recém-nascidos cujo banho foi dado duas horas após o parto e outros que foram limpos só depois de 12 horas.

Os cientistas descobriram que os bebês que esperaram o banho por mais tempo tinham quase 60% de chance de serem alimentados exclusivamente com leite materno.

Caso os pais insistam em dar banho no bebê logo após o parto para deixá-lo mais bonito nas fotos, ainda assim é importante esperar até que a temperatura do recém-nascido seja adaptada à do ambiente, para evitar problemas respiratórios.



Fonte:Vix