Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

Dor no ovário não é normal: quando você deve procurar um médico

 A endometriose é uma doença crônica e envolve o crescimento do endométrio (tecido que reveste o útero) fora do útero. A condição causa cólicas, desconforto ao fazer sexo ou dor pélvica (crônica e no momento da menstruação), entre outros, segundo a ginecologista Gladis Germano, em entrevista ao VIX.

Quando a dor no ovário é intensa e não pode ser aliviada facilmente, com uso de analgésicos, por exemplo, você deve consultar um especialista, porque pode sofrer de endometriose.

A endometriose é uma doença que permanece durante a idade reprodutiva das mulheres. Com a chegada da menopausa, é muito improvável que continue a se desenvolver, explicou Germano. E, embora não possa ser curada, existem alternativas para impedir o crescimento de focos de endometriose:

  • Pílulas anticoncepcionais: é o primeiro passo para "curar" a doença. É o tratamento mais acessível e tolerado para as mulheres.
  • Tratamento com progesterona: é um procedimento que aumenta os níveis de progesterona, podendo aliviar os desconfortos.
  • Tratamento com injetáveis: é um dos mais caros e invasivos, mas eficazes. Só pode ser continuado por 3 e 6 meses, porque implica uma grande mudança hormonal. É um tratamento que imita a menopausa.
  • Cirurgia: tradicionalmente, era feito com frequência. Hoje em dia, este tratamento é utilizado como último recurso por ser muito invasivo e nem sempre eficaz.
  • Gravidez: a gestação poderia impedir o crescimento de focos de endometriose e ajudar as mulheres a combater a doença. No entanto, às vezes é complexo, já que 50% das mulheres que têm endometriose apresentam dificuldade em engravidar.


Dor menstrual intensa não é normal. Se você tem, pergunte ao seu especialista para descartar a endometriose. E no caso de ter esta doença crônica e benigna, siga o melhor tratamento para você.



Fonte:Vix