Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

Quanto tempo o leite materno pode ficar fora da geladeira?

 Para fazer o armazenamento do leite materno de forma correta é importante saber que deve-se guardar o leite num recipiente específico para este fim, como sacos para leite materno ou frascos de vidro resistentes e livre de BPA, e ter muito cuidado na hora de tirar, guardar e usar o leite, para evitar a sua contaminação.

Antes de tirar o leite deve-se anotar a data e a hora em que o leite foi retirado e só depois começar o processo de extração. Depois de extrair o leite, deve-se fechar o recipiente e colocá-lo numa bacia com fria e pedrinhas de gelo por cerca de 2 minutos para depois guardá-lo na geladeira, freezer ou congelador. Esse cuidado garante o resfriamento rápido do leite, evitando sua contaminação.

Quanto tempo dura o leite materno

O tempo de conservação do leite materno varia de acordo com o modo de conservação, sendo influenciado também pelas condições de higiene no momento da coleta. Para que o leite materno possa ser conservado por mais tempo, é importante que a coleta seja feito em fracos ou sacos adequados, com fechamento hermético e de material livre de BPA.

Assim, de acordo com o local em que é feito o armazenamento, o tempo de conservação do leite materno é:

  • Temperatura ambiente (entre 16 e 25ºC): entre 4 e 6 horas dependendo das condições de higiene em que o leite foi retirado. Se o bebê for prematuro não é recomendado conservar o leite à temperatura ambiente;
  • Geladeira (temperatura de 4ºC): o tempo de conservação do leite varia de 3 a 4 dias dependendo das condições de higiene da coleta do leite. É importante que o leite fique na região mais fria da geladeira e que sofra pouca variação de temperatura, como no fundo da geladeira, por exemplo.;
  • Congelador ou freezer (temperatura de 18ºC): o tempo de conservação do leite materno pode variar de 6 a 9 meses quando colocado em uma região do congelador que não sofra muita variação de temperatura;

Algumas recomendações importantes são não voltar a congelar o leite materno que esteve na temperatura ambiente por mais de 30 minutos, nem as sobras do leite que podem ficar na mamadeira. No entanto, é possível voltar a congelar o leite se o recipiente ainda não tiver sido usado e se ele estiver na geladeira por menos de 48 horas.

Além disso, é recomendado que não se encha totalmente o frasco de leite que vai ser colocado no congelador, pois durante o congelamento o leite sofre expansão. Outra dica é encher frascos menores para evitar desperdício, já que depois de descongelado não é recomendado voltar a congelar o leite. Saiba como é feito o armazenamento do leite materno.

Como descongelar o leite materno

Para descongelar o leite materno é preciso:

  • Retirar o leite do freezer ou congelador algumas horas antes de utilizar e deixar descongelar lentamente;
  • Colocar o recipiente numa bacia com água morna para ficar na temperatura ambiente;
  • Para saber a temperatura do leite, pode-se colocar umas gotinhas do leite no dorso da mão. A temperatura não deverá estar muito alta para não queimar o bebê;
  • Dar o leite para o bebê numa mamadeira devidamente esterilizada e não reaproveitar o leite que pode sobrar na mamadeira porque ele já entrou em contato com a boca do bebê e poderá estar impróprio para o consumo.

​​​O leite congelado não deve ser aquecido no fogão ou no micro-ondas porque ele pode ficar muito quente, o ideal é aquece o leite em banho-maria.


Fonte: TuaSaúde