Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

Remédios para rinite alérgica

 Os medicamentos indicados para tratar a rinite alérgica só devem ser utilizados depois de falar com o médico, que deve ser informado acerca dos sintomas, histórico de saúde da pessoa e medicamentos que esteja a tomar, para que o tratamento seja eficaz.

Os remédios que podem ser receitados pelo médico são anti-histamínicos, descongestionantes nasais, corticoides e soluções salinas, por exemplo, que podem ser comprados na farmácia, mediante apresentação de recita médica.

Soluções Salinas

As soluções salinas em gotas ou em spray são seguras, podem ser usadas várias vezes ao dia, e podem ser compradas sem a apresentação de receita médica. Estas soluções auxiliam a higiene nasal, ajudando a eliminar as substâncias irritantes e os alérgenos. Além disso, também contribuem para a redução da secreção nasal.

A Nasoclean e Maresis são exemplos de soluções que podem ser utilizadas para lavagem nasal. Saiba como usar a Maresis.

Anti-histamínicos Orais


Os anti-histamínicos que competem pelos receptores H1 são medicamentos muito usados no tratamento da rinite alérgica, porque reduzem a reação exacerbada do organismo a um corpo estranho, reduzindo sintomas como coriza, lacrimejamento ocular, espirros, coceira e congestão nasal.

Alguns anti-histamínicos que podem ser usados para tratar a rinite alérgica são a loratadina, que pode causar sono e a desloratadina, ebastina ou bilastina, por exemplo, que são anti-histamínicos que geralmente não provocam sonolência.

Anti-histamínicos em Spray

Anti-histamínicos em spray, como a azelastina e o maleato de dimetindeno, por exemplo, podem ser utilizados localmente, 2 a 3 vezes ao dia, para reduzir o corrimento e congestão nasal.

Saiba quais as contraindicações e efeitos colaterais da azelastina.

Descongestionantes

Os descongestionantes orais como a pseudoefedrina atuam causando vasoconstrição e consequente diminuição no volume sanguíneo e da mucosa nasal, reduzindo o fluxo de entrada de fluidos no nariz, garganta e seios da face, diminuindo a inflamação das membranas nasais e a produção de muco.

Os descongestionantes em spray ou em gotas, como a oximetazolina e a fenilefrina são utilizados localmente, no nariz, e também provocam vasoconstrição, levando a um efeito descongestionante.

Corticoides em spray

Os corticoides em spray têm uma elevada eficácia na redução dos sintomas da rinite alérgica e têm a vantagem de não causarem os mesmos efeitos secundários comparativamente aos corticoides orais.

Alguns dos medicamentos que podem ser usados no tratamento da rinite alérgica são a beclometasona, budesonida, propionato ou furoato de fluticasona ou furoato de mometasona, por exemplo.

Remédios para rinite alérgica infantil

Os remédios para rinite alérgica infantil devem ser adequados à idade e gravidade dos sintomas. Geralmente, os anti-histamínicos prescritos pelo médico são em xarope e os descongestionantes mais adequados devem ser prescritos em gotas para não agredir a mucosa nasal.

Remédios naturais para rinite alérgica
Os remédios naturais para rinite alérgica são econômicos, simples e podem ser muito eficazes no combate dos sintomas. Deve-se adotar as seguintes instruções:

  • Limpar o máximo possível o ambiente onde a pessoa passa o dia e dorme à noite;
  • Lavar as narinas com soro fisiológico ou solução salina várias vezes ao dia;
  • Fazer inalações com própolis em spray;
  • Fazer banho de vapor com chá de eucalipto e sal todas as noites, antes de dormir.

É importante tentar iniciar o tratamento para rinite alérgica pelos cuidados com a higiene do local, limpeza das narinas e evitar ao máximo o contato com os alérgenos. Caso essas tentativas falhem, deve-se procurar um médico para indicar o melhor tratamento e evitar a automedicação.

 

Fonte:TuaSaude