Agende seu Exame
35    3292-8513      
35 9 9809-4874
 
Facebook Instagram

Ferida no colo do útero pode virar câncer? Quando se preocupar?

 

A ferida no colo do útero, cientificamente chamada de ectopia cervical, é caracterizada por pontos avermelhados na região, como um tecido vindo de dentro do órgão invadindo a região que delimita o fim do canal vaginal.

As causas da ectopia cervical são variadas, podendo ser decorrentes de inflamação (cervicite), uso de anticoncepcional, alterações hormonais, doenças sexualmente transmissíveis e pelo vírus HPV, por exemplo.

Ferida no colo do útero e câncer: existe relação?



O vírus papilomavírus humano (HPV) é o desencadeador da maioria dos casos de câncer de colo de útero e um dos possíveis causadores da ectopia cervical. Mas, o fato de uma mulher ter uma ferida no colo do útero não significa que ela terá câncer. O desenvolvimento do quadro para um câncer é raro. O vírus HPV nem sempre se transforma em câncer e apenas 1% das mulheres infectadas desenvolverá o problema se não houver tratamento adequado.

Na maioria das vezes, ou a ferida tem outras causas que não a contaminação viral ou, quando há presença do vírus, o tratamento é suficiente para estagnar a evolução.


Ferida no colo do útero é grave?


Na maioria dos casos, a ferida no colo do útero não apresenta grandes riscos, mas é importante ter acompanhamento médico para saber se ela é de origem fisiológica ou é fruto de alguma infecção que requer mais atenção.

O tratamento para ectopia cervical depende do estado da ferida e, em casos de alteração fisiológica, não requer sequer tratamento, pois costuma regredir sozinha. Em casos mais graves, a paciente poderá fazer uso de cremes e antibióticos, realizar cauterização ou cirurgia de retirada de parte do colo uterino ou todo o útero.

 

Fonte: VIX